"Charcos Temporários: um habitat natural a proteger!"

Ameaças


> Atividade silvícola

A actividade silvícola, ao alterar o habitat natural dos charcos e da sua envolvente, constitui uma ameaça aos CTM. A florestação com espécies exóticas (eucalipto e acácias), que são também utilizadas nas cortinas de vegetação para abrigo das culturas agrícolas ao vento, modifica a hidrologia local, uma vez que estas espécies consomem muita água e apresentam uma elevada evapotranspiração, em especial na estacão de maior crescimento, que é coincidente com a época de máxima diversidade nos charcos.

Para além disso, algumas destas espécies exóticas, nomeadamente as acácias impedem ainda a germinação da flora autóctone no sub-coberto. Por outro lado, a construção de caminhos florestais ou aceiros podem destruir directamente os CTM ou actuar de forma indirecta através da mobilização do solo, de alterações à hidrologia ou pelo efeito barreira que provoca entre habitats próximos.

Esta ameaça tem maior incidência nalgumas áreas pontuais de carácter mais florestal do SIC da Costa Sudoeste, algumas das quais no Concelho de Odemira e outras no Concelho de Vila do Bispo.


O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ver o site correctamente. Atualizar agora

×