FLORA

> Chaetopogon fasciculatus
Família: Gramineae
O quetopogão-aos-molhos possui flores muito pouco vistosas, sem pétalas ou sépalas coloridas, uma vez que a sua polinização é realizada pelo vento, não necessitando por isso de atrair a atenção dos insectos.
As flores estão agrupadas em espiguetas protegidas por duas brácteas (glumas) com uma arista comprida que facilita a dispersão da semente. Frequentemente formam densos arrelvados de cor avermelhada na margem dos charcos que são chamativos no seu conjunto.
Existe em prados na orla de charcos temporários e outras zonas periodicamente húmidas inseridas em pastagens, pousios, searas, matos xerofílicos e sobreirais. Em solos acídicos, arenosos ou xistosos, com alguma humidade temporária.
A subespécie Chaetopogon fasciculatus (Link) Hayek subsp. prostratus (Hack. & Lange) Laínz é característica de Charcos Temporários Mediterrânicos.
A subespécie característica dos charcos, apesar de ser frequente no litoral centro e sul de Portugal, é cada vez mais rara no resto do território, e já está incluída no Livro Vermelho da Flora de Espanha.