"Charcos Temporários: um habitat natural a proteger!"

FLORA

> Chaetopogon fasciculatus

Família: Gramineae


O quetopogão-aos-molhos possui flores muito pouco vistosas, sem pétalas ou sépalas coloridas, uma vez que a sua polinização é realizada pelo vento, não necessitando por isso de atrair a atenção dos insectos.

As flores estão agrupadas em espiguetas protegidas por duas brácteas (glumas) com uma arista comprida que facilita a dispersão da semente. Frequentemente formam densos arrelvados de cor avermelhada na margem dos charcos que são chamativos no seu conjunto.

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

Existe em prados na orla de charcos temporários e outras zonas periodicamente húmidas inseridas em pastagens, pousios, searas, matos xerofílicos e sobreirais. Em solos acídicos, arenosos ou xistosos, com alguma humidade temporária.

A subespécie Chaetopogon fasciculatus (Link) Hayek subsp. prostratus (Hack. & Lange) Laínz é característica de Charcos Temporários Mediterrânicos.

Ocorre no Sul da Europa e Noroeste da África.

Em Portugal tem uma distribuição fragmentada.

A subespécie característica dos charcos, apesar de ser frequente no litoral centro e sul de Portugal, é cada vez mais rara no resto do território, e já está incluída no Livro Vermelho da Flora de Espanha.


O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ver o site correctamente. Atualizar agora

×