FLORA

> Eryngium corniculatum
Família: Apiaceae
Planta anual com um caule que apresenta uma cor verde-azulada muito característica. As folhas têm duas formas distintas: na fase inundada as folhas são carnudas, ocas, mas adquirem um aspecto rígido e espinhoso quando o charco começa a secar.
As flores estão agrupadas em capítulos azulados com um espinho central que se assemelha a um chifre e que dá o nome à espécie.
Na costa alentejana é frequentemente chamada de cardo-das-lagoas ou bicos-azuis.
Coloniza as zonas mais centrais e profundas dos Charcos Temporários Mediterrânicos, onde ocorre um período de encharcamento mais prolongado, ou outros locais temporariamente encharcados, geralmente em substrato silicioso.
A sua extensão de ocorrência abrange mais de 30.000 km² na bacia do Mediterrâneo.
É comum em Portugal e Espanha, ocorrendo em locais essencialmente concentrados no leste da península. Na Itália, está apenas presente na Sardenha. Em Marrocos, a espécie está presente em apenas dois locais no oeste do Rif (Malaliyine e Negro).
Rhazi, L., Grillas, P., Rhazi, M. & Flanagan, D. 2010. Eryngium corniculatum. The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2014.3. <www.iucnredlist.org>. Downloaded on 15 April 2015.
Em Portugal a sua distribuição está fragmentada.
As populações são muito pequenas, restritas e ameaçadas devido à urbanização costeira. A tendência das populações é desconhecida.
É uma espécie indicadora da sazonalidade do período de inundação, sendo uma espécie característica do habitat prioritário 3170 * da Directiva 92/43 / CEE.
Não existem medidas de conservação em vigor, mas são recomendadas as seguintes acções:
- Monitorar os sites existentes e procurar novos sites;
- Protecção jurídica das espécies no Norte de África (Lista de espécies protegidas em Marrocos);
- Implementação de medidas de protecção jurídica (legislação de impacto ambiental);
- Estudar a biologia da espécie e acompanhar a dinâmica populacional.
Rhazi, L., Grillas, P., Rhazi, M. & Flanagan, D. 2010. Eryngium corniculatum. The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2014.3. <www.iucnredlist.org>. Downloaded on 15 April 2015.