Mamíferos

> Morcego-orelhudo-castanho
Plecotus auritus
Morcego de tamanho médio com orelhas muito grandes e delicadas, que são o aspecto característico do género. Pêlo longo e macio de cor castanha, na parte ventral é castanho claro e amarelado. É muito semelhante ao morcego-orelhudo-cinzento.
Comportamento e Reprodução:
A maioria atinge a maturidade sexual no segundo ano de vida. Os acasalamentos ocorrem mais frequentemente no final do outono. A gestação demora 60 a 70 dias e as crias são amamentadas durante 40 a 50 dias.
Alimentação:
Caça os insectos-presa em voo ou recolhendo-os da superfície da vegetação, enquanto paira no ar.
Espécie quase exclusivamente arborícola com abrigos em cavidades ou fissuras de árvores. Durante a hibernação utiliza minas abandonadas e grutas onde pode ser encontrada geralmente perto da entrada. Caça em ambientes florestais de vários tipos mas aparenta preferência pelas florestas de folhosas maduras. Especificamente pode usar orlas de florestas ou linhas de vegetação ribeirinha.
Espécie mais comum na Europa Central do que no Mediterrânico, onde tem geralmente uma distribuição fragmentada e restrita a áreas montanhosas. Há poucas localizações confirmadas em Portugal possivelmente devido à distribuição bastante fragmentada. Aparentemente, a abundância diminui de norte para sul, com muito poucos registos no Alentejo e Algarve.
A principal ameaça de conservação é a destruição e degradação das florestas maduras de espécies folhosas. Também é muito sensível ao impacto das colisões com veículos devido ao seu voo lento e a baixa altura.
Apresenta o estatuto de conservação de "Informação Insuficiente" no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.