Mamíferos
> Morcego-arborícola-pequeno
Nyctalus leisleri
Morcego de tamanho médio, contudo é a espécie do género Nyctalus com menor tamanho em Portugal continental. As características que permitem a identificação do morcego-arborícola-pequeno são o menor comprimento do antebraço (menor que 46mm) e a presença de pêlo bicolor.
Comportamento e Reprodução:
O acasalamento ocorre em finais de Julho, Agosto e Setembro. Um macho pode atrair até 10 fêmeas com canções de acasalamento em voo ou pousado na entrada dos abrigos. Os nascimentos ocorrem em Junho e uma proporção dos morcegos juvenis pode atingir a maturidade sexual logo no primeiro outono de vida. É comum o parto de gémeos, ao contrário do que acontece na maioria das espécies de morcegos.
Abriga-se em cavidades nas árvores de ocorrência natural ou escavadas por pica-paus. No entanto, esta espécie também pode utilizar estruturas artificiais como abrigo. Voa geralmente em espaços abertos ou por cima das copas das árvores. Os montados, os carvalhais e a vegetação ripícola são os habitats com mais actividade enquanto as áreas urbanas ou com agricultura intensiva parecem ser evitadas por esta espécie.
Espécie com distribuição desde a faixa atlântica europeia até à região europeia da Rússia e Cáucaso. Também presente nas regiões mediterrânicas de Marrocos e Argélia. Há alguns registos isolados no Paquistão, Afeganistão e nos Himalaias da Índia. Em Portugal tem distribuição alargada a todo o país mas com uma ocupação heterogénea, com maior densidade de presenças no norte. As regiões do Alentejo central mais próximas da fronteira e a maior parte do baixo Alentejo têm menor número de registos de morcego-arborícola-pequeno, com vastas áreas em que aparentemente está ausente.
Apresenta o estatuto de conservação de "Informação Insuficiente" no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.