Plano de Educação Ambiental
A educação ambiental é fundamental para a concretização dos objetivos gerais do Projeto LIFE Charcos, uma vez que uma das maiores ameaças identificadas é o desconhecimento sobre o valor dos charcos temporários. Geralmente, as pessoas não têm conhecimento sobre o grande valor biológico e ecológico deste habitat nem sobre a biodiversidade que depende exclusivamente dele.
Desta forma, grande parte dos esforços de sensibilização do Projeto dirigir-se-á diretamente à comunidade escolar nos diferentes níveis. O objetivo é apostar na formação e educação de crianças e jovens como veículos de disseminação de informação. Considera-se que esta é uma estratégia que estimulará o respeito pela natureza em geral, e pelos charcos temporários em particular, a curto, médio e longo prazo.
As atividades aqui propostas são em função do nível de ensino das turmas aderentes, variando entre o pré-escolar e o secundário. Seria desejável que algumas destas atividades envolvam os pais, encarregados de educação e família em geral, potenciando assim a sensibilização das comunidades locais pelo envolvimento parental nas atividades escolares.
O Plano de Educação Ambiental do Projeto LIFE Charcos pode ser descarregado AQUI
Questionários para aferição de conhecimento
Para avaliar o plano de Educação Ambiental é necessário aferir os conhecimentos prévios e adquiridos dos alunos. Para tal, utilizam-se questionários adequados a cada nível de ensino e que se encontram disponíveis de seguida:
Pré-escolar: Questionários para aferir os conhecimentos Prévios e Adquiridos
1º Ciclo: Questionários para aferir os conhecimento Prévios e Adquiridos
2º Ciclo: Questionários para aferir os conhecimento Prévios e Adquiridos
3º Ciclo: Questionários para aferir os conhecimento Prévios e Adquiridos
Secundário: Questionários para aferir os conhecimento Prévios e Adquiridos
Fichas de apoio para os professores/as:
Para melhor prepararem as aulas, o LIFE Charcos disponibiliza fichas de apoio para os professores/as, onde pode encontrar um resumo sobre o contexto do Projeto, o que se pretende com a Educação Ambiental e algumas fichas mais especificas sobre a dinâmica dos Charcos Temporários Mediterrânicos e da Biodiversidade que lhes está associada.
O caderno com as fichas de apoio para os professores/as pode ser descarregado AQUI.
Protocolos de ciências experimentais
De forma a estimular o gosto dos alunos pelas ciências, também disponibilizamos protocolos de ciências experimentais sobre alguns dos recursos naturais associados aos charcos temporários (água, solo, biodiversidade) bem como experiências sobre a poluição destes recursos. Para todos os níveis de ensino básico e pré-escolar.
O caderno de protocolos podem ser descarregados AQUI
Dia Mundial das Zonas Húmidas
(2 de Fevereiro)
Os Charcos Temporários também são considerados zonas húmidas e por isso apresentamos aqui uma proposta de uma dinâmica diferente para aumentar a sensibilidade ambiental para estes habitats que estão cada vez mais ameaçados.
- Guião da atividade para todos os níveis de ensino (pré-escolar ao secundário)
- Anexo 1 Documentos de apoio
- Anexo 2 Boletins informativos da Convenção de Ramsar (2015)
- Anexo 3 Boletins informativos da Convenção de Ramsar (2016)
- Exemplo de Resultado da aplicação desta atividade pela Educadora Margarida Oliveira do Jardim de Infância de Budens.
LIVRO do ALFABETO
O livro do alfabeto pode ser um projeto editorial muito interessante para as turmas do 1º ciclo. O objetivo principal é que os alunos reflitam sobre a dinâmica dos Charcos Temporários Mediterrânicos e transmitam o seu entendimento sob a forma de texto (narrativo, descritivo, argumentativo, etc.), e desenhem algo relacionado com o texto, em cada letra do alfabeto.
A proposta para o Livro do Alfabeto pode ser descarregada AQUI
FLIPBOOK dos Charcos Temporários
AQUI pode recrear as ilustrações da dinâmica dos CTM ao longo do ano ou entre anos, com os seus alunos e construir um FlipBook. Depois é só flipar! Estas fichas são adaptadas ao pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
Expressão plástica
AQUI pode encontrar mais de 30 fichas com atividades de expressão plástica - iniciação à ilustração científica, trabalhos manuais, origami e artesanato com materiais reciclados. Estas fichas são adaptadas ao pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
Conto infantil "Os meus amigos Triops"
Este conto infantil foi elaborado no âmbito do Projeto LIFE Charcos, de autoria de Vanda Brotas, ilustrações de Rui Sousa e iteiramente dedicado aos Triops.
Os Triops são pequenos seres vivos que só existem nos Charcos Temporários. A espécie Triops vicentinus só existe em alguns charcos da região do Algarve, nomeadamente na Costa Vicentina. Estes crustáceos de água-doce têm 3 olhos, uma carapaça que pode atingir os 7cm e até 50 pares de patas. Fazem parte de uma família de animais que se tem mantindo quase sem alterações desde o tempo dos dinossauros (desde há 200 milhões de anos atrás) e por isso são conhecidos como fósseis vivos.
Para descarregar o conto infantil do Projeto LIFE Charcos basta clicar AQUI
Contos infantis de Fernando Évora
Fernando Évora escreveu estes contos infantis inspirado pelo Projeto LIFE Charcos. A mensagem é simples e educativa mas também engraçada. Propõe-se que se desenvolvam sessões de leitura com as crianças mais novas bem como a criação das ilustrações e/ou dramatizações destas histórias para consolidar o conhecimento.
1 - Rã Bonifácio é uma história sobre uma rã diferente mas corajosa que ajuda todos os seus amigos a fugir de um charco poluído.
Exemplo da ilustração da história feita pelos alunos da sala 3 do jardim de infância de S. Teotónio (2015/16)
2- Ildefonso, o cágado com sorte é uma história de um cágado aventureiro que é raptado pelos humanos.
Histórias criadas pelos alunos
Os alunos da turma C da EB1 de Sagres elaboraram uma história sobre "a Vida nos Charcos" que pode ser consultada AQUI. Esta história já deu origem a uma animação que também pode ser consultada AQUI