FLORA

> Caropsis verticillato-inundata
Família: Umbelliferae
Planta vivaz com caules maioritariamente rastejantes formando pequenos tapetes.
As folhas são divididas em pequenos segmentos aparentemente verticilados e as pequenas flores brancas estão dispostas em umbelas.
Geralmente não ultrapassa os 10cm de comprimento.
Fotografia de Carla Pinto Cruz
Ocorre em corpos de água inundados sazonalmente ou ocasionalmente com 0,5-1m de profundidade, geralmente a água é ácida sobre argila orgânica ou às vezes substrato arenoso, nas margens de pântanos, lagos, clareiras húmidas em matagal, muitas vezes com Baldellia ranunculoides, Hydrocotyle vulgare, Hypericum Elodes e ocasionalmente Drosera intermedia, bem como Eleocharis multicaulis, entre os povoamentos de Myrica gale (Reduron 2007).
Esta espécie precisa estar fora da água para florescer, como outras Umbelliferae aquáticas, então o habitat se a comporta são corpos d'água temporários.
Ocorre nos seguintes habitats da Directiva Habitats (Comissão das Comunidades Europeias, 2009):
2190 Calças de dunas úmidas
3110 Águas oligotróficas que contêm muito poucos minerais de planícies arenosas (Littorelletalia uniflorae)
3170 * Charcos Temporárias Mediterrânicas
6410 Prados de Molinia em solos calcários, turfosos ou argilosos (Molinion caeruleae)
7150 Depressões em substratos de turfa da Rhynchosporion
Lansdown, R.V. 2013. Thorella verticillato-inundata. A Lista Vermelha da IUCN de Espécies Ameaçadas. Versão 2014.3. <Www.iucnredlist.org>. Transferido em 15 de abril de 2015.
Distribuída pela Região Biogeográfica Atlântica (França) e Mediterrânica (Portugal e Espanha). É considerada endémica da parte ocidental da Europa.
Esta espécie é endémica numa área relativamente pequena, com uma área de ocupação de menos de 2.000 km² e as populações estão severamente fragmentadas. Tem uma tolerância ecológica muito estreita e tem claramente diminuído em grande parte da sua área devido a ameaças como a poluição, mudanças no regime hidrológico das massas de água e desenvolvimento de infra-estrutura. É, portanto, classificado como Vulnerável.
Lansdown, R.V. 2013. Thorella verticillato-inundata. The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2014.3. <www.iucnredlist.org>. Downloaded on 15 April 2015.
Em Portugal tem uma distribuição fragmentada.
Caropsis verticillo‑inundata, sinonímia de Thorella verticillatinundata (considerada prioritária pela Diretiva Habitats) – É uma planta com as suas populações diminutas, residuais, pelo que o seu estado de conservação é classificado como “ameaçada”.
O estatuto global é Vulnerável (Walter e Gillet, 1997) assim como na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN)
A nível nacional recebe também o estatuto de Vulnerável (Ramos Lopes e Carvalho,1990).
Está legalmente protegida pela Diretiva 92/43/CEE (anexos II e IV).
Lansdown, R.V. 2013. Thorella verticillato-inundata. The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2014.3. <www.iucnredlist.org>. Downloaded on 15 April 2015.