Mamíferos

> Morcego-negro
Barbastella barbastellus
Morcego de tamanho médio (7-10g) com um focinho embotado, orelhas curtas e largas, viradas para a frente que se unem acima da testa. O pêlo deste morcego é quase negro com pontas claras, o que lhe confere o nome comum.
Comportamento e Reprodução:
A época de acasalamento é prolongada, desde o final do verão até ao inverno. As crias nascem em Junho e são amamentadas durante seis semanas. Podem atingir a maturidade sexual durante o primeiro ano de vida.
Alimentação:
Espécie que se alimenta principalmente de borboletas nocturnas ou traças.
Abriga-se em cavidades, sob a casca de árvores ou em fendas nas rochas durante a primavera e verão. Os abrigos de inverno incluem também minas abandonadas e grutas, onde por vezes hiberna muito próximo da entrada. Espécie com uma associação forte com florestas nativas maduras. Caça frequentemente junto à vegetação, por vezes seguindo linhas de árvores ou vegetação ribeirinha.
É um quase endemismo europeu ocorrendo em praticamente toda a Europa desde Portugal continental ao Cáucaso. Ocorre em várias áreas no norte e centro de Portugal. No sul, a sua presença está confinada à proximidade de linhas de água no norte, centro e litoral alentejano e parte do barlavento algarvio.
A principal ameaça à sua conservação é a destruição de florestas nativas de folhosas por incêndios e florestações com espécies de crescimento mais rápido. A manutenção de árvores de grande porte em habitats menos adequados pode aumentar a disponibilidade de abrigos para o morcego-negro.
Pertence ao Anexo II e IV da Diretiva Habitats e possui um estatuto de conservação para Portugal de Não Estudado (Cabral et al. 2005) e de Quase ameaçada a nível mundial (IUCN 2008).