"Charcos Temporários: um habitat natural a proteger!"

Répteis

> Cágado-de-carapaça-estriada

Emys orbicularis


Tartaruga de carapaça ligeiramente abobada, com um comprimento entre 15-17cm, de cor castanha escura donde sobressai um desenho raiado estriado amarelo. O plastrão (parte ventral da carapaça) também é geralmente escuro com algumas grandes manchas amareladas. As populações ibéricas e norte-africanas pertencem à subespécie E. o. occidentalis, cujo padrão da cabeça é amarelo vermiforme sobre fundo escuro. Os machos diferenciam-se das fêmeas pela concavidade do plastrão e peculiarmente pela distância maior deste em relação à cloaca.

Comportamento e Reprodução:
A corte sexual começa tão cedo quanto possível na primavera, prolongando-se até Maio no sul de Portugal. A incubação dos ovos depositados no solo arenoso ocorre durante o verão, pelo que os juvenis recém-eclodidos emergem no final do verão.

Pode ocupar todo o tipo de massas de água, mas sempre com preferência por aquelas que apresentam corrente escassa ou nula e uma abundante cobertura vegetal, tanto aquática como nas margens. No Sudoeste aparece nos charcos temporários.

Na Península Ibérica, a espécie reparte-se geograficamente de modo disperso e fragmentado, sendo geralmente pouco comum ou rara. É nos charcos temporários da faixa costeira do Sudoeste Alentejano que se encontram as populações com as abundâncias mais elevadas observadas em Portugal.

Este cágado evita as zonas com actividade humana, sendo uma espécie esquiva. As populações ibéricas da área mediterrânica, porque ocupam meios aquáticos estacionários, sofreram uma maior regressão devido às secas e à excessiva extracção de água para uso agrícola.

Entretanto as populações dos sistemas de charcos temporários do sudoeste alentejano podem estar seriamente ameaçadas pela recente intensificação agrícola.

Apresenta o estatuto de conservação "Em Perigo" (Cabral et al. 2005) no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal e está legalmente protegida pela Diretiva Habitats 92/43/CEE (Anexo II e IV).


O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ver o site correctamente. Atualizar agora

×