> Com base no conceito Land Stewardship (Custódia do Território) onde se defende a corresponsabilidade na gestão dos recursos naturais.
Um dos habitats mais singulares que existem em Portugal é, sem dúvida, os Charcos Temporários Mediterrânicos, não só pela sua dinâmica espácio-temporal, que favorece a presença de espécies únicas e raras, mas também pelos bens e serviços produzidos para o bem-estar humano.
Porém, a conservação deste habitat tão efémero requer um maior envolvimento da sociedade civil, especialmente das pessoas que vivem, trabalham e conhecem as suas terras, para lhes conferir uma gestão sustentável onde os usos do solo são benéficos para a manutenção dos Charcos Temporários. Acredita-se que só assim será possível alcançar o equilíbrio entre a conservação dos Charcos Temporários e as atividades humanas, a médio e longo prazo.
Neste sentido, a equipa do Projeto LIFE Charcos criou a Rede de Custódia: Guardiões dos Charcos Temporários, com base no conceito Land Stewardship (Custódia do Território) onde se defende a corresponsabilidade na gestão dos recursos naturais.
A Rede de Custódia: Guardiões dos Charcos Temporários visa reunir e reconhecer todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento sobre os Charcos Temporários Mediterrânicos e que pretendam contribuir para a sua preservação, usufruindo da sua presença no território. Esta Rede trabalhará em conjunto para dotar os envolvidos de ferramentas que permitam a compatibilização das suas atividades com a conservação deste habitat, assim como da promoção da consciencialização da necessidade da sua conservação.
Todas as pessoas e organizações se podem envolver na Custódia dos Charcos Temporários: empresas, escolas e universidades, entidades governamentais e não-governamentais, agricultores, caçadores ou turistas, entre outros. Como a forma de envolvimento irá variar em função da atuação de cada tipo de entidade, neste modelo de Rede de Custódia preveem-se diferentes sub-redes temáticas que agrupam os agentes. O grau de envolvimento pode ser mais direto, como acontece com os proprietários que são responsáveis pela gestão quotidiana do território, ou mais indireto, agindo como facilitadores para aumentar a valorização da sociedade para a conservação da natureza e do valor custodiado.
Todos os colaboradores da Rede de Custódia serão de elevada importância para o desenvolvimento dos compromissos propostos, tornando-se promotores da conservação dos Charcos Temporários e reconhecendo ser uma mais-valia para a aplicação e transmissão de atitudes pró-ativas pela natureza.
Para aderir, de forma gratuita e voluntária, basta o preenchimento do formulário disponível no site do Projeto LIFE Charcos.