"Charcos Temporários: um habitat natural a proteger!"

Apresentação pública do Projecto LIFE Charcos decorreu em Odemira

> A Sessão de Apresentação do Projecto LIFE Charcos decorreu no passado dia 27 de Fevereiro em Odemira e contou com mais de 70 participantes.

 

A Sessão de Apresentação do Projecto LIFE Charcos “Conservação dos Charcos Temporários Mediterrânicos da Costa Sudoeste de Portugal” decorreu no auditório da Associação de Beneficiários do Mira, parceira deste projecto, em Odemira, no dia 27 de Fevereiro de 2014, funcionando como o evento de lançamento público oficial do projecto.

Com esta sessão pretendeu-se dar a conhecer os seus objectivos, acções e resultados esperados, e a singularidade e importância deste habitat e das suas espécies, e ainda permitir a troca de ideias e esclarecimento de dúvidas entre os participantes e individualidades fundamentais na temática da conservação dos charcos temporários.  

Este evento incluiu a Sessão de Abertura, com a presença de:

  • Miguel Geraldes, pela Direcção Nacional da LPN;
  • Rui Pingo, Administrador da Universidade de Évora;
  • José Alberto Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira;
  • José Santos Silva, Presidente da Direcção da Associação de Beneficiários do Mira
  • Margarida Cristo, em representação do Reitor da Universidade do Algarve. 

Após a Sessão de Abertura efectuaram-se diversas apresentações para contextualizar o Projecto (que serão posteriormente disponibilizadas no site do Projecto):

  • Apresentação do Projecto – Rita Alcazar, LPN
  • Biodiversidade dos CTM:
    • Flora – Carla Pinto Cruz, UÉvora
    • Fauna Crustáceos – Margarida Cristo, UAlg
    • Fauna Vertebrados – Paulo Sá Sousa, UÉvora
  • Contexto Hidrogeológico – José Paulo Monteiro, UAlg 

A sessão terminou com uma visita de campo a um Charco Temporário onde foi possível observar algumas das espécies características e únicas deste habitat como alguns grandes branquiópodes (nomeadamente camarões-fada Tanymastix stagnalis), anfíbios (como o tritão-de-ventre-laranja Lissotriton boscai e girinos do sapo-de-unha-negra Pelobates cultripes e do sapo-corredor Epidalea calamita) e plantas como o cardo-das-lagoas ou bicos-azuis (Eryngium corniculatum) e o cebolinho-das-lagoas (Isoetes sp.).  

A sessão contou com a presença de mais de 70 participantes, além dos parceiros do projeto. O número de presentes, bem como a diversidade de entidades representadas (ICNF, SEPNA, empresas agrícolas, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, ONGA’s, proprietários, agricultores, escolas, entre outras), demonstrou o interesse e expectativas despertados pelo Projecto.



O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ver o site correctamente. Atualizar agora

×