"Charcos Temporários: um habitat natural a proteger!"

FLORA

> Caropsis verticillato-inundata

Família: Umbelliferae


Planta vivaz com caules maioritariamente rastejantes formando pequenos tapetes.

As folhas são divididas em pequenos segmentos aparentemente verticilados e as pequenas flores brancas estão dispostas em umbelas.

Geralmente não ultrapassa os 10cm de comprimento.

 

 

Fotografia de Carla Pinto Cruz

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

Ocorre em corpos de água inundados sazonalmente ou ocasionalmente com 0,5-1m de profundidade, geralmente a água é ácida sobre argila orgânica ou às vezes substrato arenoso, nas margens de pântanos, lagos, clareiras húmidas em matagal, muitas vezes com Baldellia ranunculoides, Hydrocotyle vulgare, Hypericum Elodes e ocasionalmente Drosera intermedia, bem como Eleocharis multicaulis, entre os povoamentos de Myrica gale (Reduron 2007).

Esta espécie precisa estar fora da água para florescer, como outras Umbelliferae aquáticas, então o habitat se a comporta são corpos d'água temporários.

Ocorre nos seguintes habitats da Directiva Habitats (Comissão das Comunidades Europeias, 2009):

    
2190 Calças de dunas úmidas
  
3110 Águas oligotróficas que contêm muito poucos minerais de planícies arenosas (Littorelletalia uniflorae)
    
3170 * Charcos Temporárias Mediterrânicas
    
6410 Prados de Molinia em solos calcários, turfosos ou argilosos (Molinion caeruleae)
    
7150 Depressões em substratos de turfa da Rhynchosporion

Lansdown, R.V. 2013. Thorella verticillato-inundata. A Lista Vermelha da IUCN de Espécies Ameaçadas. Versão 2014.3. <Www.iucnredlist.org>. Transferido em 15 de abril de 2015.

Distribuída pela Região Biogeográfica Atlântica (França) e Mediterrânica (Portugal e Espanha). É considerada endémica da parte ocidental da Europa.

Esta espécie é endémica numa área relativamente pequena, com uma área de ocupação de menos de 2.000 km² e as populações estão severamente fragmentadas. Tem uma tolerância ecológica muito estreita e tem claramente diminuído em grande parte da sua área devido a ameaças como a poluição, mudanças no regime hidrológico das massas de água e desenvolvimento de infra-estrutura. É, portanto, classificado como Vulnerável.


Lansdown, R.V. 2013. Thorella verticillato-inundata. The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2014.3. <www.iucnredlist.org>. Downloaded on 15 April 2015.

 Em Portugal tem uma distribuição fragmentada.

Caropsis verticillo‑inundata, sinonímia de Thorella verticillatinundata (considerada prioritária pela Diretiva Habitats) – É uma planta com as suas populações diminutas, residuais, pelo que o seu estado de conservação é classificado como “ameaçada”.

O estatuto global é Vulnerável (Walter e Gillet, 1997) assim como na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN)

A nível nacional recebe também o estatuto de Vulnerável (Ramos Lopes e Carvalho,1990).

Está legalmente protegida pela Diretiva 92/43/CEE (anexos II e IV).

 

Lansdown, R.V. 2013. Thorella verticillato-inundata. The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2014.3. <www.iucnredlist.org>. Downloaded on 15 April 2015.

 




O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ver o site correctamente. Atualizar agora

×