"Charcos Temporários: um habitat natural a proteger!"

12° Encontro da SWS-EC


> Renovação do Memorando de Cooperação entre Ramsar e SWS

 

Convenção de Ramsar sobre Zonas Húmidas e a Sociedade de Cientistas de Zonas Húmidas renovaram o Memorando de Cooperação, unindo forças para proteção e uso sustentável das zonas húmidas.

 

A renovação do Memorando de Cooperação (2017-2023) entre a Convenção de Zonas Húmidas (Convenção de Ramsar) e a Sociedade de Cientistas de Zonas Húmidas (SWS em inglês) ocorreu durante o Seminário Internacional do Projeto LIFE Charcos, onde se realizou um triplo evento: 7º Workshop da EPCN + Seminário LIFE Charcos + 12° Encontro Europeu da SWS, entre 2 e 6 de maio, na Universidade do Algarve.

O Memorando foi oficialmente assinado pela Secretária Geral da Convenção de Ramsar, Martha Rojas-Urrego (à esquerda na imagem) e pela Presidente da Sociedade de Cientistas de Zonas Húmidas, Gillian Davies (à direita na imagem).

A Convenção de Ramsar e a SWS têm vários objetivos comuns importantes, mas também são diferentes e de alcance complementar. Enquanto a Convenção de Ramsar implementa a proteção formal das zonas húmidas e o uso sustentável em todo o mundo a nível governamental, a SWS constroi uma comunidade de cientístas de zonas húmidas e alcança os decisores políticos e os profissionais das zonas húmidas. As duas organizações fortalecem mutuamente o trabalho que foi demonstrado pelo Memorando de Cooperação (MoC) nos últimos seis anos.

Exemplos de colaborações atuais e em desenvolvimento entre as duas organizações incluem a representação do SWS no Painel de Revisão Científica e Técnica de Ramsar, muitas iniciativas educacionais compartilhadas, como colaborações em webinars, desenvolvimento curricular, simpósios nas Reuniões Anuais do SWS, Dia Mundial dos Zonas Húmidas, publicação de artigos Ramsar em Publicações SWS, potencial envolvimento Ramsar no novo programa de intercâmbio internacional SWS (Wetland Ambassadors) e assistência SWS com o alcance de Ramsar para cientistas cidadãos, para citar apenas alguns.

Ao assinar um Memorando de Cooperação para 2017-2023, a Convenção de Ramsar sobre as zonas húmidas congratula-se com a oportunidade de fortalecer a colaboração com a Society of Wetland Scientists como um parceiro essencial para alcançar a visão da Convenção para um mundo melhor e mais sustentável, onde zonas húmidas saudáveis ​​proporcionem nossa economia e segurança social.

Fonte: http://www.ramsar.org/news/ramsar-convention-and-society-of-wetlands-scientists-sws-renew-memorandum-of-cooperation

 

Além disso, o Capítulo Europeu da SWS assinou dois Memorandos de Cooperação com outras sociedades: a Dinâmica e o Controle dos Poluentes das Zonas Húmidas (WETPOL) e a Associação das Zonas Húmidas Construídas (CWA), que promove a aplicação de tecnologias construídas de zonas húmidas para abordar problemas de poluição da água.


O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ver o site correctamente. Atualizar agora

×