"Charcos Temporários: um habitat natural a proteger!"

Carnaval com os anfíbios e répteis em S. Teotónio

> Os jardins de infância e escola de 1º ciclo, aderentes ao Projeto LIFE Charcos, celebraram o Carnaval deste ano com fantasias alusivas aos animais dos charcos temporários que existem na região.

 

Os animais dos charcos temporários mediterrânicos serviram de inspiração para muitos alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de S. Teotónio, em Odemira.

No dia 5 de fevereiro de 2016, data em que as escolas realizaram o seu cortejo de Carnaval, as crianças dos jardins de infância de S. Teotónio e do Cavaleiro e da escola de 1º ciclo da Zambujeira do Mar, desfilaram orgulhosamente os fatos feitos por elas, com a colaboração das educadoras, pais e encarregados de educação. Havia sapos, cágados, cobras-de-água, camarões-fada, ratos-Cabrera, cegonhas, morcegos e muitos outros animais nas ruas destas três localidades do litoral Alentejano.

Esta comunidade escolar escolheu este ano festejar o Carnaval dando destaque a um habitat ameaçado, como é o caso dos charcos temporários e as espécies únicas que dependem deste habitat para sobreviver. Estas fantasias foram, assim, uma forma de mostrar a importância de se conservar este património natural tão especial.

Estes três desfiles de Carnaval, para além de divertidos, serviram também de sensibilização para a conservação da natureza. As populações locais e os próprios alunos ficaram mais informados e sensibilizados para a conservação da natureza em geral, e para a conservação dos charcos temporários em particular.


O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ver o site correctamente. Atualizar agora

×