> No dia 27 de Fevereiro será apresentado, em Odemira, o novo projecto LIFE Charcos, que tem como objectivo promover a conservação dos Charcos Temporários Mediterrânicos na Costa Sudoeste de Portugal.
O Projecto LIFE Charcos arrancou formalmente em Julho de 2013, tendo-se realizado já a 1ª reunião de parceiros e as primeiras saídas de campo para levantamentos cartográficos e confirmação de espécies de flora indicadoras. O trabalho de campo mais intensivo começará com a época das chuvas, quando os charcos iniciarem novamente a sua fase alagamento.
A Comissão Europeia aprovou o projecto LIFE+ "Conservação de Charcos Temporários na Costa Sudoeste de Portugal", cujo acrónimo é LIFE Charcos, coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e que conta com a parceria de diversas instituições públicas e privadas, designadamente a Universidade de Évora (UÉvora), a Universidade do Algarve (UAlg), a Câmara Municipal de Odemira (CMO) e a Associação de Beneficiários do Mira (ABM).
A Comissão Europeia aprovou este ano 248 projectos através do programa LIFE+ (das 1159 candidaturas recebidas dos 27 Estados-Membros), o instrumento financeiro da União Europeia para o Ambiente. Destes, 7 projectos decorrerão em Portugal (5 projectos LIFE+ Natureza, 1 LIFE+ Biodiversidade e 1 LIFE+ Política e Governação Ambiental).