"Charcos Temporários: um habitat natural a proteger!"

Centro de Interpretação de Charcos Temporários já abriu

> Instalado num complexo de Charcos Temporários no sítio das Pousadas Velhas, a norte de Vila Nova de Milfontes, no início do caminho para a Praia do Malhão.

 

A inauguração decorreu a 21 de maio e o Centro de Interpretação de Charcos Temporários do Sudoeste Alentejano foi logo explorado por representantes de várias entidades locais juntamente com 3 turmas de alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico do concelho de Odemira onde, durante uma manhã, acompanharam a equipa de biólogos e técnicos do Projeto LIFE Charcos que lhes desvendaram os mistérios deste fascinante habitat.

No domingo seguinte, dia 27 de maio, foi dinamizado um Dia Aberto para a população em geral também com uma visita guiada pela equipa do Projeto LIFE Charcos, marcando assim a abertura pública deste espaço para puder ser visitado livremente e para quem queira aprender mais sobre os Charcos Temporários Mediterrânicos, habitat prioritário para a conservação.

Este Centro de Interpretação está instalado num complexo de Charcos Temporários no sítio das Pousadas Velhas, a norte de Vila Nova de Milfontes, no início do caminho para a Praia do Malhão. As infraestruturas instaladas possibilitam a visitação aos charcos presentes através de um circuito pedonal acessível a todos, dotado de painéis informativos por forma a ajudar os visitantes a interpretar de forma autónoma o habitat e a biodiversidade a ele associada.

Existe ainda uma casa de apoio à dinamização de atividades de sensibilização e educação ambiental para grupos de pessoas e escolas que queiram explorar melhor este habitat. As visitas guiadas são agendadas através de marcação prévia junto do Município de Odemira ou da LPN. Há também a possibilidade de dinamização de atividades mais práticas para explorar  dinâmica deste habitat, como por exemplo, compreender a composição e estrutura do solo ou conhecer e identificar a fauna e flora dos Charcos Temporários, entre muitas outras. 

O Centro de Interpretação de Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano é uma das ações do Projeto LIFE Charcos para promover a conservação, informação e sensibilização das comunidades locais, agricultores ou visitantes, dando a conhecer a importância deste habitat, tendo por base o conceito “Conhecer para valorizar, valorizar para proteger” que procura inverter o desconhecimento sobre os charcos temporários.

Desde a sua inauguração, o Centro de Interpretação já recebeu mais de 350 visitantes, na sua maioria alunos de várias escolas dos diferentes agrupamentos do concelho de Odemira sendo de destacar a visita que decorreu no Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, onde três turmas de 3º ciclo e duas de 1º ciclo contribuíram ativamente para a conservação deste habitat e melhoramento do espaço envolvente ao Centro de Interpretação através do controlo de uma planta invasora, o chorão-das-praias.

Fotografias da inauguração oficial por de Luís Guerreiro - Município de Odemira


 

 

Fotografias da LPN sobre o Dia Mundial do Ambiente


O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ver o site correctamente. Atualizar agora

×