"Charcos Temporários: um habitat natural a proteger!"

“Festa do Triops” promovida pela escola de Vila do Bispo

> O Dia Mundial do Ambiente comemorou-se em Vila do Bispo com a “Festa do Triops”, com teatro, dança e canções sobre os Charcos Temporários, pelos alunos da Escola Básica de 1º ciclo daquela localidade.

 

O Dia Mundial do Ambiente, que se comemora a 5 de junho, foi este ano celebrado no concelho localizado no extremo mais sudoeste de Portugal Continental, em Vila do Bispo, com a “Festa do Triops”.

O Triops vicentinus, cujo nome comum é camarão-girino, foi a estrela da “Festa do Triops”. Este pequeno animal, um crustáceo do grupo dos Grandes Branquiópodes, conhecido por ter “três olhos” e por ser um “fóssil vivo”, foi a personagem principal da peça de teatro levada a cena pelos alunos do 1º, 2º e 3º ano da Escola EB1 de Vila do Bispo, numa adaptação teatral do conto infantil “Os meus amigos Triops”, da autoria de Vanda Brotas, editado pelo projeto LIFE Charcos.

A “Festa do Triops” decorreu no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo e teve como público os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo, em duas sessões abertas também aos pais, familiares e população em geral. Para além da peça de teatro houve ainda dança, com a apresentação de uma coreografia alusiva à conservação do Triops, pelos alunos do 4º ano, que terminaram a festa com a “Canção dos Charcos Temporários”, com letra e música da professora Tânia Silvestre, com a plateia a entoar o refrão “Ajudem a salvar os charcos… Juntos vamos conseguir!”

Esta festa resultou do trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo nas atividades de educação ambiental do Projeto LIFE Charcos, dirigido aos alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Vila do Bispo. As diversas atividades promovidas ao longo do ano escolar centraram-se na descoberta dos charcos temporários mediterrânicos e da sua fauna e flora característicos, tendo culminado com a realização da Festa do Triops.

Esta iniciativa foi dinamizada pela Liga para a Proteção da Natureza, com a participação e colaboração de todos os alunos da Escola EB1 de Vila do Bispo, das suas professoras, Cíntia Chong e Tânia Silvestre e com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo.
   


O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ver o site correctamente. Atualizar agora

×