"Charcos Temporários: um habitat natural a proteger!"

LIFE Charcos na Universidade Sénior de Castro Verde

> No âmbito de "Um dia com a Natureza", estes alunos ficaram a conhecer melhor os charcos temporários mediterrânicos e como o Projeto LIFE Charcos pretende protege-los.

 

No passado mês de Abril de 2015 (dia 10), a equipa do Projeto LIFE Charcos dinamizou uma aula na Universidade Sénior de Castro Verde. Assim, no âmbito da disciplina "Um dia com a Natureza", estes alunos ficaram a conhecer o projeto, a área de intervenção, o habitat e a biodiversidade associada, as ameaças e as ações previstas.

Os charcos temporários também existem fora da área do Sítio de Interesse Comunitário da Costa Sudoeste de Portugal e o seu valor ecológico não decresce com a localização. Pelo contrário, todos são muito importantes para a conservação da biodiversidade mas, em última instância, serão de mais fácil conservação aqueles que se encontram dentro de áreas protegidas.

Apesar do Concelho de Castro Verde ser mais conhecido por outros valores da biodiversidade, existem também aqui alguns charcos temporários mediterrânicos, que são importantes por albergarem algumas espécies de Crustáceos Grandes Branquiópodes, cuja área de ocorrência é muito restrita no mundo.

Devido ao entusiasmo dos alunos, ficou registado a intenção de visitar um exemplar deste habitat tão efémero, singular e ameaçado na Costa Sudoeste.


O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ver o site correctamente. Atualizar agora

×