"Charcos Temporários: um habitat natural a proteger!"

LIFE Charcos e Música Sacra de mãos dadas em Odemira

> Festival Terras Sem Sombra ajudou a dinamizar ação de salvaguarda da biodiversidade dos charcos temporários em Odemira, no passado dia 29 de Março.

 

O Festival Terras Sem Sombra divulga a música sacra no Baixo Alentejo desde 2003, com concertos agendados em importantes igrejas históricas da Diocese de Beja. Este  Festival pretende construir pontes entre o património edificado religioso e a música, e divulgar em simultâneo os aspetos mais interessantes e genuínos da paisagem e biodiversidade.

Uma das perspetivas inovadoras deste Festival é a realização de iniciativas pela defesa da biodiversidade nos locais onde os concertos decorrem, com a participação, ombro a ombro, dos artistas, do público e das comunidades.

E foi o que aconteceu no passado dia 29 de Março de 2015 em Vila Nova de Milfontes (concelho de Odemira), onde se realizou um passeio pedestre em busca da biodiversidade associada aos charcos temporários.

Os participantes, cerca de 60, ficaram a conhecer algumas das espécies deste importante habitat, através dos Biólogos Tiago Marques, especialista em mamíferos e Edgar Gomes, especialista em anfíbios.

Os voluntários tiveram a oportunidade de calçar as botas altas de borracha e experienciar os trabalhos dos biólogos. Fizeram arrastos nos charcos com camaroeiros apropriados para a apanha de anfíbios, fotografaram e identificaram as espécies que desconheciam e no final todos os animais foram devolvidos ao seu espaço natural.

Esta ação contou também com o apoio do ICNF e da Câmara Municipal de Odemira.


O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ver o site correctamente. Atualizar agora

×